Midia Recôncavo - Oficial - Por Anderson Bella

domingo, 6 de julho de 2008

Geddel defende intervenção no PMDB de Cachoeira

“Surpreendo-me com tantos defensores da fidelidade partidária na teoria tomando posição contrária quando ela é posta em prática. Deveriam estar aplaudindo”, resumiu o ministro Geddel Vieira Lima, referindo-se às manifestações ocorridas no último dia 25 de junho, em Cachoeira, para que o PMDB recue e garanta legenda para o prefeito Fernando Antônio Pereira, o Tato, disputar a reeleição. Tato fez declarações de apoio ao ex-governador Paulo Souto, levando o presidente do partido, Lúcio Vieira Lima, a destituir a comissão executiva municipal, recomendando à nova que não conceda legenda ao prefeito.

O ministro Geddel disse que o governador Jaques Wagner foi informado previamente da decisão e argumentou que “ninguém do PMDB criticou a medida”. Segundo o ministro, não interessa ao PMDB contabilizar prefeitos em suas fileiras, mas homens públicos comprometidos com o estatuto e as bandeiras do partido. “O PMDB não tem dono, mas tem comando, e talvez por isso enfrenta menos problemas internos que outros partidos que se autoproclamam detentores do privilégio da democracia interna”, acrescentou.

Ressalvando que está afastado da presidência do PMDB devido ao exercício do ministério, Geddel afirmou que seu irmão, Lúcio, tomou a decisão com a autonomia que tem e que ele o aplaudiu por isso. “Quem veio para o partido deixou de lado os compromissos e as colorações políticas do passado para construir o futuro”, reiterou.

Geddel falou à Tribuna de Zaragoza, Espanha, onde se encontrava representando o governo brasileiro numa feira internacional sobre água. Além de debates e contatos com investidores, ele fez uma apresentação sobre o projeto de transposição do Rio São Francisco.

Fonte: Tribuna da Bahia

O presidente estadual do PMDB, Lúcio Viera Lima alerta candidatos sobre fidelidade partidária

O presidente estadual do PMDB, Lúcio Viera Lima, enviou hoje mensagem aos candidatos a prefeito e vereador do partido, com orientações sobre posturas que devem ser seguidas durante esta campanha eleitoral. Vieira Lima trata de propostas de campanha, infidelidade partidária e relacionamento com os adversários. Confira mensagem na íntegra:

Prezados(as) candidatos(as),

O PMDB da Bahia defende idéias e valores com clareza. Gosta de fazer o bom debate. O debate que constrói rumos e aperfeiçoa a organização da sociedade. Nossa legenda aqui no estado jamais se afastará dos princípios que deram origem a este partido: a democracia como instrumento para a construção de uma sociedade mais igual, a liberdade para construir união e justiça entre homens e mulheres. Filiados infiéis a estes princípios não podem ser tolerados.

Nós, do PMDB, acreditamos que ser político nada mais é que trabalhar para melhorar vida do nosso povo. E cabe a cada candidato construir propostas de governo que estejam de acordo com o projeto político do partido, que prioriza o desenvolvimento dos municípios através do bom uso dos recursos públicos.

Defendemos, também, que as disputas eleitorais sejam travadas com o máximo rigor ético e total respeito à legislação eleitoral. O PMDB repudia veementemente práticas como abuso do poder econômico; compra de votos; promessas eleitoreiras e todo o jogo sujo na política.

Infidelidade partidária – A dissolução do diretório municipal de Cachoeira e expulsão do prefeito Fernando Antônio da Silva Pereira – por ter dito não ter compromisso com o PMDB (fere os artigos 10°, do Estatuto do Partido e 22°, do Código de Ética) – é o exemplo de que, mesmo almejando o crescimento, priorizamos a qualidade dos nossos quadros e respeitamos nossa militância. A postura que adotamos corresponde à reivindicação da sociedade para que políticos sejam coerentes com as posições dos partidos que integram, tanto que recebemos inúmeras manifestações de apoio.

O nosso partido não é uma legenda de aluguel. Enfatizamos que quem não está em concordância com os princípios do PMDB não tem espaço na nossa legenda. Exigimos dos nossos homens públicos, COMPROMISSO, LEALDADE e COERÊNCIA.

Nesta campanha que se aproxima, vamos ganhar as ruas, eleger centenas de vereadores e prefeitos na Bahia para que, cada município por nós administrado, seja uma referência positiva para a política. Vamos juntos mostrar ao nosso povo que os homens e mulheres do PMDB fazem a diferença.

Fonte: Ascom PMDB

Candidatos já podem fazer campanha de rua

A campanha eleitoral tem início oficial a partir de hoje. Em todo o País, candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador podem promover atividades de rua para pedir votos, além de organizar comícios e reuniões públicas, na tentativa de conquistar o maior número possível de votos até a disputa nas urnas, em 5 de outubro.

A partir de hoje o Recôncavo irá mudar de cara já que os candidatos podem fixar faixas, placas e cartazes em imóveis particulares, desde que sejam autorizados pelo proprietário e tenham tamanho de até 4 metros quadrados. Além disso, é permitida a distribuição de santinhos e panfletos. Entre as 8 e as 24 horas, a lei permite também atos e comícios com aparelhagem de som fixa. Já o uso de alto-falantes em veículos fica permitido das 8 às 22 horas.
A Lei Eleitoral veda, porém, a propaganda em outdoors e a distribuição de brindes, como camisetas e chaveiros, que possam proporcionar vantagem ao eleitor. Também são proibidos os showmícios e a apresentação remunerada ou não de artistas para angariar votos. Apesar de liberada nas ruas, a propaganda eleitoral não poderá ser transmitida no rádio e na televisão. Nesse caso, os programas só começam a ser veiculados em 19 de agosto, no horário eleitoral gratuito, que termina apenas em 2 de outubro. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.